quarta-feira, 20 de maio de 2009

Investir ou não em ações?

E aí povo, acho que nunca entrei num assunto tão 'técnico' neste BloG mas como aqui tem de tudo mesmo, lá vai mais um assunto que interessa a muitas pessoas: MERCADO DE AÇÕES!!!

Muitos trabalham com isso, uns investem por hobby, outros por necessidade... seja qual for o motivo é importante conhecer bastante sobre este mundo que interfere diretamente no nosso dia-a-dia!!!

A crise financeira que teve seu pico ano passado, foi gerada pois as especulações foram maior que os fatos!!! Quando descobriram a sujeira que estava acumulada, já era tarde demais para limpar...

Com essa crise, você não ouve mais dizer: A empresa X comprou a Y... porque seria uma loucura assumir dívidas de uma outra empresa no meio de tempos turbulentos. Porém se fala muito em fusão: junção de ações no mercado. Objetivo: Evitar a quebra de ambas as empresas...

Agora falando sobre ações: como comprar? qto? quais as melhores ações?

Um exemplo de como isso é bem complexo de responder... cito a fusão entre Perdigão e Sadia há um mês se especulava que haveria a fusão... logo AÇÕES DAS DUAS EMPRESAS EM ALTA... quando o fato se concretizou... as AÇÕES DESPENCARAM. Agora pergunto pra vocês porque isso aconteceu já que na especulação ela aumentou e quando virou fato, caiu?

Os analistas (especuladores de plantão) contavam que a Perdigão iria comprar a Sadia... fato que não ocorreu para decepção dos investidores que contavam com essa notícia...

Segue agora...algumas dicas de um jovem-principiante-investidor antes de aplicar em ações:

- Busque conhecer o desempenho da ação do seu interesse: se quiser um retorno a curto prazo, veja o desempenho dessa ação no último mês, se for aplicar por mais tempo veja o seu histórico proporcionalmente.

- Se tiver condições de aplicar em mais de uma ação, procure diversificar sua carteira: Reduz as possíveis perdas da mesma forma se obter um lucro (o indíce da Bovespa é a média de rendimento das 100 principais ações).

- Comece aplicando em fundos de investimento, oferecido principalmente por bancos. A partir de R$ 100,00 você pode começar a aplicar... e as taxas de investimento são mais em conta.

- Use o HomeBroker somente quando tiver com mais prática dentro do mercado de ações.

- Recomendo ouvirem na rádio bandeirantes (AM 640 / FM 90,9), o JORNAL GENTE DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 7H30 ÀS 9H30 com José Paulo de Andrade, Salomão Ésper e Joelmir Beting (pra mim o melhor jornalista nessa área). Eles são ótimos além de saber como anda o mercado na Europa para tomar as ações necessárias na abertura da bolsa (10hs).



- O MAIS IMPORTANTE: APLIQUE O DINHEIRO QUE TIVER SOBRANDO!!! NÃO INVISTA COM A GRANA QUE NÃO TEM... OU QUE VOCÊ PRECISE UTILIZAR PARA OUTROS FINS!!!

Fiquem com Deus

Um comentário:

Anônimo disse...

Para aprender a investir na bolsa de valores, encontrei um artigo bem legal:

http://www.guiadeinvestimento.com.br/investir-na-bolsa-pela-internet-saiba-como/

Abs