segunda-feira, 13 de abril de 2009

NOÇÕES SOBRE A BÍBLIA

Você acha que sabe tudo sobre a bíblia? Durante o curso de vivência bíblica aprendemos sobre sua história, manusear, interpretar e aplicar tudo que lemos e sentimos!!!

Mas... o que é a Bíblia?

É o conjunto de todos os livros inspirados por Deus. O autor da Bíblia é Deus, porém quem a escreveu foram homens e mulheres inspirados pelo Espírito Santo.

Está dividida em duas partes:

Antigo Testamento: do começo da humanidade até Jesus Cristo (46 livros);
Novo Testamento: Contém os ensinamentos de Jesus e dos primeiros anos da Igreja (27 Livros);

Ao todo são 73 Livros (1.333 capítulos e 35.700 versículos).

Foi escrita entre o ano 1.250 a.C. e o ano 100 d.C. (+ de mil anos).

Foi escrita em hebraico aramaico e grego e traduzida para quase 2000 idiomas.

Foi escrita em tijolos de argila, papiro (tiras de madeira tirada da árvore de papiro, originária do Egito) e em pergaminhos (couro de carneiro curtido e preparado).

Subdivisão:

AT: - Pentateuco (5 livros, de Gênesis ao Deuteronômio); Livros históricos (são 16, de Josué a Macabeus); Livros poéticos (são 7, de Jó a Eclesiástico); proféticos (são 18, de Isaías a Malaquias).

NT: - Históricos (4 Evangelhos e Atos dos Apóstolos); Carta dos Apóstolos (21 cartas de Romanos a Judas); profético (1 livro, Apocalipse).

A Igreja católica conservou e difundiu a Bíblia: Os antigos monges, antes da invenção da Imprensa, transcreveram a Bíblia em milhares de cópias em pergaminhos, intacta, completa, sem adulteração. As cópias mais antigas se encontram no Vaticano e no museu Britânico.

Bíblia Católica: 73 livros (Cânon amplo)

Bíblia Protestante: 66 livros (Cânon restrito)

Faltam 7 livros: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, I Macabeus, II Macabeus

Faltam também os capítulos de 10 a 16 do Livro de Ester e os cap. 3, 13 e 14 do Livro de Daniel.

A garantia da autenticidade nos é dada pelos Bispos (sucessores dos Apóstolos) de que se trata da Palavra de Deus completa (Bíblia Católica) se esta apresenta nas primeiras páginas a palavra “Imprimatur” ou “imprima-se”.

Os Livros Sagrados são identificados por suas abreviaturas (ex: Mateus = Mt), os capítulos por números maiores e os versículos por números menores. A vírgula (,) separa o capítulo do Versículo(Mt 1, 2)

Se a frase compreende a leitura de mais de um versículo, estes são separados por um hífem (-), sinal que indica que devemos ler de um a outro. Se separados por ponto (.) devemos ler um e outro;

OBS.: Depois da morte do último Apóstolo até o ano de 381, haviam muitos livros escritos que passavam como inspirados, mas não eram. Foi o Papa Dâmaso que, assistido pelo Espírito Santo, definiu que os livros inspirados do NT são só os que nós conhecemos e aceitamos e os protestantes aceitam também.

Devemos ler a Bíblia com grande respeito, humildade e veneração.

Um comentário:

Renato Huard disse...

É, eu já sabia disso, li no meu presente de Amigo secreto, Sobre duvidas de católicos, como o porque das bíblias serem diferentes.O que me faz lembrar que preciso acabar de lê-lo.Tem muita coisa legal, nem lembro o nome certo.... aproveita e passa no meu e deixa um comentário!