quinta-feira, 30 de abril de 2009

LUTO POR DOM DAVID PICÃO - BISPO EMÉRITO DE SANTOS



Filho de Joaquim Ramos Picão e Maria da Piedade Picão. Estudou nos Seminários de Campinas e Central do Ipiranga. Em 1947, em Roma, terminou Teologia e estudou Direito Canônico na Universidade Gregoriana. Recebeu o Sacramento da Ordem, em Roma, em 1948.

Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, para onde retornou em 1950, exerceu os cargos de Professor e Diretor Espiritual do Seminário Diocesano "Maria Imaculada", Chanceler do Arcebispado e Procurador da Mitra Arquidiocesana e Assistente Eclesiástico de vários Movimentos.

Em 1960, foi nomeado Bispo da nova Diocese de São João da Boa Vista (SP), sendo sagrado em 31 de julho de 1960 na Catedral de Ribeirão Preto. Depois tomou posse na nova Diocese. Em 1963 foi transferido para Santos como Bispo Coadjutor, podendo ser sucedido, tomando posse em 22 de junho do mesmo ano. Tendo Dom Idílio José Soares renunciado à Diocese, Dom David assumiu como 4º Bispo Diocesano de Santos, em 13 de dezembro de 1966. Antes de seu falecimento encontra-se afastado das atividades pastorais que realizava na Diocese de Santos.

Fonte: Wikipedia

SOBRE A MORTE: Morre bispo emérito de Santos

Fonte: A Tribuna On-line

O bispo emérito de Santos, dom David Picão, de 86 anos, morreu às 8h30 desta quinta-feira, no Hospital São Lucas, onde ele estava internado desde sábado com quadro de pneumonia.

O velório acontecerá a partir das 15 horas na Catedral, em Santos. A missa de corpo presente será realizada nesta sexta-feira, às 16 horas.

O sepultamento ocorrerá em seguida na cripta da própria Catedral. O bispo diocesano dom Jacyr Francisco Braido, que estava participando da reunião dos bispos da CNBB, em Itaici, já foi informado e está a caminho da Cidade, onde participará do velório e das demais honras fúnebres.

Em janeiro, o bispo chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa devido ao quadro de hipertensão e diabetes.

Com a saúde fragilizada há alguns anos, dom David foi deixando aos poucos de comparecer a celebrações religiosas realizadas na Cidade.

A última vez que apareceu em público foi no dia 2 de agosto do ano passado, durante ordenação de três padres, no Colégio marista, na Vila Nova, em Santos. O religioso, que foi principal autoridade eclesiástica da região, só voltou a aparecer em público dada a importância do ato.

Um comentário:

Maber disse...

Omnibus Omnia Factus. Feito tudo para todos, seu lema foi realidade em sua vida e agora, trabalha, como ele mesmo dizia, ao lado dos Santos e Santas de Deus.