quinta-feira, 30 de abril de 2009

PENSE EM ALGUMA COISA QUE VOCÊ NÃO QUER QUE ACONTEÇA...



O que você diria para o rapaz depois dessa?

LUTO POR DOM DAVID PICÃO - BISPO EMÉRITO DE SANTOS



Filho de Joaquim Ramos Picão e Maria da Piedade Picão. Estudou nos Seminários de Campinas e Central do Ipiranga. Em 1947, em Roma, terminou Teologia e estudou Direito Canônico na Universidade Gregoriana. Recebeu o Sacramento da Ordem, em Roma, em 1948.

Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, para onde retornou em 1950, exerceu os cargos de Professor e Diretor Espiritual do Seminário Diocesano "Maria Imaculada", Chanceler do Arcebispado e Procurador da Mitra Arquidiocesana e Assistente Eclesiástico de vários Movimentos.

Em 1960, foi nomeado Bispo da nova Diocese de São João da Boa Vista (SP), sendo sagrado em 31 de julho de 1960 na Catedral de Ribeirão Preto. Depois tomou posse na nova Diocese. Em 1963 foi transferido para Santos como Bispo Coadjutor, podendo ser sucedido, tomando posse em 22 de junho do mesmo ano. Tendo Dom Idílio José Soares renunciado à Diocese, Dom David assumiu como 4º Bispo Diocesano de Santos, em 13 de dezembro de 1966. Antes de seu falecimento encontra-se afastado das atividades pastorais que realizava na Diocese de Santos.

Fonte: Wikipedia

SOBRE A MORTE: Morre bispo emérito de Santos

Fonte: A Tribuna On-line

O bispo emérito de Santos, dom David Picão, de 86 anos, morreu às 8h30 desta quinta-feira, no Hospital São Lucas, onde ele estava internado desde sábado com quadro de pneumonia.

O velório acontecerá a partir das 15 horas na Catedral, em Santos. A missa de corpo presente será realizada nesta sexta-feira, às 16 horas.

O sepultamento ocorrerá em seguida na cripta da própria Catedral. O bispo diocesano dom Jacyr Francisco Braido, que estava participando da reunião dos bispos da CNBB, em Itaici, já foi informado e está a caminho da Cidade, onde participará do velório e das demais honras fúnebres.

Em janeiro, o bispo chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa devido ao quadro de hipertensão e diabetes.

Com a saúde fragilizada há alguns anos, dom David foi deixando aos poucos de comparecer a celebrações religiosas realizadas na Cidade.

A última vez que apareceu em público foi no dia 2 de agosto do ano passado, durante ordenação de três padres, no Colégio marista, na Vila Nova, em Santos. O religioso, que foi principal autoridade eclesiástica da região, só voltou a aparecer em público dada a importância do ato.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Rosa de Saron... MINHA OPINIÃO

E ai galerinha... muita gente me pergunta o que acho do Rosa de Saron, bom vamos lá:

Eu gosto sim só acho que deveriam ser um pouco mais explicitos ao cantar músicas pra Deus... muitas músicas deles posso cantar pra Deus assim como posso cantar para uma menina que esteja apaixonado... mas se ela me dá um pé na bunda... as músicas do Rosa vão me deixar triste... já sendo pra Deus... não vou ter a preocupação de que ele vai magoar mas sim mostrar o melhor caminho... aí sim as músicas do Rosa servem como sinal de esperança!!!

Apesar de tudo isso o melhor CD pra mim foi o Depois do Inverno e as melhores músicas seguem logo abaixo (a qualidade não está muito boa... mas foram as que eu encontrei!):

Estar com Você




Parusia






Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o Rosa! Comentem!

Fiquem com Deus

SUMMER NIGHT - EXCURSÃO - ESTÁ ACABANDO!!! NÃO FIQUE DE FORA!!!

Pessoal, não perca tempo!!!



Para ir com a excursão da Baixada Santista é fácil:

Clique Aqui o mais rápido possível que entrarei em contato para reservar sua vaga e ao mesmo tempo combinar o pagamento!!!

ESTÁ ACABANDO!!! NÃO FIQUE DE FORA!!!

FIQUEM COM DEUS

terça-feira, 28 de abril de 2009

Que felicidade é ter motivos pra sorrir!!!

E ai turminha... olha o Marcelo Tas me seguindo no Twitter agora!!! :)



Nossa como estou feliz essa semana... depois de uma semana mto agitada... essa está compensando tudo!!! Espero mais tarde ter ótimas novidades para meus amigos e aqueles que mesmo distante, torcem por mim!!!

Ontem fiz a melhor entrevista da minha vida... realmente me surpreendi... e devo isso a muita gente... não dá nem para cita-los pois são muitos e posso esquecer de alguém.... acho que por ser por uma vaga que tanto quis... superei até as minhas expectativas!!! O entrevistador mesmo falou: "Só não vai entrar se for muito azarado..."

Confio que Deus está planejando o melhor pra mim!!! Isso sim que importa!!!

Fiquem na Graça

Palestra com Marcelo Tas - Telefônica

Fala meninada, estou indo agora para uma palestra com a presença do Marcelo Tas do CQC (vulgo Prof. Tibúrcio!!!rs)...



Uma palestra sobre Marketing Online, Internet 2.0! Uma área que tem me chamado muita atenção... principalmente para divulgação deste humilde BloG e também do JHS!

O Twitter dele tem o patrocínio do Speedy Extreme... e lógico que tem toda uma ligação para essa palestra acontecer!

Mas já sei que infelizmente não irei aproveitar como gostaria pois acabei de fazer uma entrevista aqui na empresa mesmo para entrar na área da engenharia! REZEM POR MIM!

Ontem recorde absoluto de acessos ao BloG! Mas o povo não tem comentado há algum tempo... poxa vida turminha é bom ler vocês também!!! :)

Fiquem com Deus

segunda-feira, 27 de abril de 2009

MYSPACE DA BANDA JHS - OFICIAL

Pessoal,

A Wanda mais uma vez ajudando o JHS, agora ela está atualizando a página do MySpace da banda!!!

Super profissional, isso não tenho o que questionar!!! Parabéns moça mais uma vez pelo seu trabalho!!!

Dentro do Myspace do JHS, algumas 'personas' com um pouco mais de notoriedade dentro da música católica: Rosa de Saron, Pe. Fábio de Melo, Paulo Eduardo (Toca de Assis) e Roberto Barros (Ex-Ceremonya)

Conheça o MySpace atualizado do JHS clicando
aqui!



Fiquem com Deus

A vontade de Deus

Semana passada foi super agitada: no serviço muita coisa acumulada e com isso ter que se virar nos 'trinta', carro quase roubado, viagem, novos amigos, um novo movimento surgindo, pessoas especiais... enfim essa semana vários sentimentos que algum tempo não eram tão presente se mostraram numa intensidade anormal!

Refletindo um pouco mais percebo demais a presença de Deus em todos os momentos e principalmente colocando em prática todos seus planos pra minha vida. Me leva a pessoas e situações que me fazem sorrir, me dão conforto, motivam e me permite sonhar!

Quero agradecer por tudo que aprendi e ouvi essa semana dos amigos!

Fiquem com Deus

Obs.: Sexta-feira (24/04/2009) recorde de acessos no BloG! Valeu galera!

domingo, 26 de abril de 2009

A menina de ouro!

Tô de volta pessoal!

Esse fim de semana fui para "I Congresso de Jóvenes Españoles en Brasil" no Rio de Janeiro e muito proveitoso em todos os sentidos. Como diria meu amigo Gonzalo quando disse que finalmente havia terminado... ele ponderou: "És el primer passo!".

Nos tempos livres me diverti bastante, fui no Bairro da Lapa... fui em duas baladinhas (de graça) uma de salsa/reggaeton e a outra de FUNK! e eletrônico!!!

Antes disso teve o taxista louco que não vou a calçada após passar um cruzamento e passou por cima dela para passar para a rua desejada.

Comentários do Blogueiro: foi a terceira vez que fui para o Rio... e achei que está sujo e fedido demais!!! Já conheci muita coisa boa... mas dessa vez não me agradou a paisagem! Nem as praias estão cuidando!!!

Conheci pessoas super especiais, jovens, carismáticos que sabem muito bem o que quer da vida e buscam intensamente!!!

Bjos especiais para Natt que tem uma história de vida incrível além de ser uma ótima dançarina de funk! Adorei estar contigo!

Bjos também para todos que fizeram o retiro do Ministério Jovem no CEFAS!!! Pensei e rezei por vocês!!!

Fiquem com Deus

sexta-feira, 24 de abril de 2009

VÍDEO DO JHS PARA O CALDEIRÃO DO HUCK - OLHA MINHA BANDA!



Gostou? Então não deixe de divulgar e de votar => Clique Aqui!!!

Fica com Deus

A alma do futebol longe do templo!

Um comentário nada a ver com todos os assuntos abordados até então... mas não posso deixar de comentar.

Preço dos ingressos para a Final do Campeonato Paulista (Santos x Corinthians) na Vila Belmiro: Preço mínimo => R$ 40,00 (meia entrada).

No começo das vendas houve um grande tumulto e protesto contra o aumento dos ingressos. Resultado: nenhum... todos ingressos foram vendidos!

Uma vez fizeram um grande debate para se discutir se era um absurdo ou não o salários dos jogadores de futebol e me lembro que o técnico Leão (hoje no Atlético Mineiro) disse algo que me chamou muita atenção: "Absurdo sim é o salário mínimo que é oferecido para os brasileiros".

A diferença é que no futebol o dinheiro que é investido através dos torcedores está cada vez mais sendo voltado para infraestrutura do clube e fortalecimento das equipes enquanto na política não se vê grandes mudanças!!!

Mas algo que os cartolas do futebol estão pecando demais é que os investimentos estão cada vez mais dirigidos as classes media/alta, sendo que a alma do futebol é a população de baixa renda!

O protesto da Vila Belmiro é um ótimo exemplo, a baixa renda não foi desta vez nem escalada para o jogo. Quem agora garante o grande salário dos atletas são as elites!

Palpite para os jogos:

Ida: Santos 0 x 0 Corinthians => Neymar amarelando mais uma vez...

Volta: Corinthians 1 x 1 Santos => Santos sairá na frente mas o GORDO vai lá e fará perto do fim do segundo tempo! Gol do Santos será do Paulo Henrique! Bem doído para o Santos e sofrido pra 'maloca'!

Obs.: Sou São Paulino mas torcedor mesmo do Jabaquara (que jogará contra São Vicente no domingo, classico regional pela série B do Campeonato Paulista!rsrsrs)

Fiquem com Deus

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Estou com crédito com a galera do CÉU!

Pois é turma... que noite!

Na verdade só corrigir algumas informações: meu carro não chegou a ser roubado, no instante em que eles tentavam arrombar... a polícia estava fazendo ronda pela região e conseguiu pegar em flagrante um rapaz.

Ele veio com mais um rapaz que estava num outro carro que estava estacionado atrás de mim, ao perceber a polícia chegando ele conseguiu fugiu deixando o comparsa para trás!

Isso por volta das 23hs estava num aniversário e chegaram chamar o proprietario de um Fiesta Azul (o meu é preto) por isso nem me preocupei!

Na hora que fui embora (quase meia-noite) três viaturas cercaram meu carro... e disseram tudo que tinha acontecido.. . por ter sido em flagrante... veio perícia... o B.O. é bem maior que o normal... enfim... só saí de lá 6 da manhã... acordei 10hs... e agora vos escrevo!

Vi de perto a realidade desses policiais (militares) que vivem num meio mto burocrático.. . onde as leis são falhas e eles cada vez perdem o respeito da população... onde a infraestrutura é falha (perdi as contas de quantas vezes caiu o sistema deles para fazer o boletim de ocorrência).. .. e mesmo assim cumprem seu dever... e arranjam tempo para brincar e sorrir com toda essa palhaçada!

"Quando a população se der conta do que está acontecendo. .. será tarde demais!"

Sou mais um que tem o costume de acreditar nas coisas quando nos atinge!

O legal eram os comentários dos amigos "Vou te falar hein: tá com crédito lá no céu!!!!"...

Bom.. galera tá tudo bem, tudo certo... quem me conhece sabe que não fico desesperado com essas coisas... então... só quero agradecer as mensagens de apoio!

Fiquem com Deus

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Envie seu nome para Marte em 2011!

Recebi meu certificado!



Se interessou? Clique Aqui e assine seu nome você também!

Abraços

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Em atualização!

A paz pessoal,

Com o objetivo da palavra de Deus, os meus depoimentos e também todos eventos que divulgar possa atingir o maior número de pessoas, estou desde quarta-feira em constante atualização deste BloG!!!!

Esse fim de semana apesar de feriado prolongado será de muito trabalho pra mim principalmente pois a Wandressa está nos últimos ajustes de um vídeo especial que o JHS fez para o Caldeirão do Huck e seu novo quadro Olha minha Banda!. Além disso o JAREC voltará em ritmo de Páscoa, muito som e muita oração vai rolar!!!

Domingo (19) o JHS estará na Paróquia Sagrada Família vai participar da estréia do grupo de jovens dessa igreja. Rezem pois nossa presença exige muita responsabilidade e principalmente muita unção.

Além disso na terça-feira (21/04) estarei em reunião com jovens espanhóis em busca das melhoras propostas e projetos com o objetivo de divulgar a atre, cultura e a lingua espanhola. Um projeto que começou na minha vida por acaso (como a maioria das coisas que surgem pra mim) e que hoje assumo essa responsabilidade com mais de 50 jovens do estado (15 só de Santos).

Semana que vem estarei no Rio de Janeiro para o congresso deses jovens que contará com a presença de mais de 400 jovens de todo país para apresentar essas propostas para as lideranças do governo espanhol que estarão presentes no evento!

Fiquem com Deus

quarta-feira, 15 de abril de 2009

AINDA SOBRE O SUMMER NIGHT - PLAYCENTER - NOVIDADES!!!

Excursão Baixada Santista!!!!

Para mais informações sobre o Summer Night acesse:http://www.jarec.com.br

Os interessados podem enviar seus dados para entrarmos em contato Clicando Aqui

Não se esqueçam => AS VAGAS SÃO LIMITADAS!!!

CORRA E VENHA SE DIVERTIR CONOSCO!!

FIQUEM COM DEUS

terça-feira, 14 de abril de 2009

SUMMER NIGHT - PLAYCENTER - 16/05/2009 - EXCURSÃO



Já imaginou ter a chance de curtir todas as atrações de um dos parques de diversões mais radicais do país com muito som eletrônico e bandas tocando a noite toda (22hs às 06hs)???

E TUDO ISSO SER UM EVENTO CRISTÃO!?!?!?!?!

Então não perca tempo e vamos curtir todos juntos no...

SUMMER NIGHT 2009 - PLAYCENTER!!!!

DATA: 16/05/2009

SAÍDA DE SANTOS: 20HS

CAPELA DO BOM PASTOR (AV. ANA COSTA 396)

RETORNO (PREVISÃO) - 08HS


VAGAS LIMITADAS!!!!!


PREÇO: R$ 60,00



Obs.: Menores (a partir dos 14 anos) só poderão ir acompanhados do responsável!

FACILITAMOS PAGAMENTO!!!


Além das atrações do parque, o Summer Night ainda vai contar com as atrações musicais:

- Adoração e Vida
- Anjos de Resgate
- Apocalipse 16
- AUB
- Eterna
- Forró Ruach
- Iahweh
- Leonardo Gonçalves
- Oficina G3
- The Flanders



Mais informações entrem em contato!!!

(13) 81287585
felipefb15@yahoo.com.br

FIQUEM COM DEUS

segunda-feira, 13 de abril de 2009

NOÇÕES SOBRE A BÍBLIA

Você acha que sabe tudo sobre a bíblia? Durante o curso de vivência bíblica aprendemos sobre sua história, manusear, interpretar e aplicar tudo que lemos e sentimos!!!

Mas... o que é a Bíblia?

É o conjunto de todos os livros inspirados por Deus. O autor da Bíblia é Deus, porém quem a escreveu foram homens e mulheres inspirados pelo Espírito Santo.

Está dividida em duas partes:

Antigo Testamento: do começo da humanidade até Jesus Cristo (46 livros);
Novo Testamento: Contém os ensinamentos de Jesus e dos primeiros anos da Igreja (27 Livros);

Ao todo são 73 Livros (1.333 capítulos e 35.700 versículos).

Foi escrita entre o ano 1.250 a.C. e o ano 100 d.C. (+ de mil anos).

Foi escrita em hebraico aramaico e grego e traduzida para quase 2000 idiomas.

Foi escrita em tijolos de argila, papiro (tiras de madeira tirada da árvore de papiro, originária do Egito) e em pergaminhos (couro de carneiro curtido e preparado).

Subdivisão:

AT: - Pentateuco (5 livros, de Gênesis ao Deuteronômio); Livros históricos (são 16, de Josué a Macabeus); Livros poéticos (são 7, de Jó a Eclesiástico); proféticos (são 18, de Isaías a Malaquias).

NT: - Históricos (4 Evangelhos e Atos dos Apóstolos); Carta dos Apóstolos (21 cartas de Romanos a Judas); profético (1 livro, Apocalipse).

A Igreja católica conservou e difundiu a Bíblia: Os antigos monges, antes da invenção da Imprensa, transcreveram a Bíblia em milhares de cópias em pergaminhos, intacta, completa, sem adulteração. As cópias mais antigas se encontram no Vaticano e no museu Britânico.

Bíblia Católica: 73 livros (Cânon amplo)

Bíblia Protestante: 66 livros (Cânon restrito)

Faltam 7 livros: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, I Macabeus, II Macabeus

Faltam também os capítulos de 10 a 16 do Livro de Ester e os cap. 3, 13 e 14 do Livro de Daniel.

A garantia da autenticidade nos é dada pelos Bispos (sucessores dos Apóstolos) de que se trata da Palavra de Deus completa (Bíblia Católica) se esta apresenta nas primeiras páginas a palavra “Imprimatur” ou “imprima-se”.

Os Livros Sagrados são identificados por suas abreviaturas (ex: Mateus = Mt), os capítulos por números maiores e os versículos por números menores. A vírgula (,) separa o capítulo do Versículo(Mt 1, 2)

Se a frase compreende a leitura de mais de um versículo, estes são separados por um hífem (-), sinal que indica que devemos ler de um a outro. Se separados por ponto (.) devemos ler um e outro;

OBS.: Depois da morte do último Apóstolo até o ano de 381, haviam muitos livros escritos que passavam como inspirados, mas não eram. Foi o Papa Dâmaso que, assistido pelo Espírito Santo, definiu que os livros inspirados do NT são só os que nós conhecemos e aceitamos e os protestantes aceitam também.

Devemos ler a Bíblia com grande respeito, humildade e veneração.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Um papo no MSN... Sonho da minha igreja!!

Tânia diz:
foi um drama a minha conversão, quando Deus se revelou na Igreja católica
eu queria ver Ele em qualquer lugar....
e entao eu comecei a servir, pregar e levar a RCC muitas vezes
e poxa, RCC não é um movimento
nao importa o que digam, no meu coração RCC é uma onda de avivamento

Felipe - "Tudo novo" diz:
que bacana...
Tânia diz:
e o que eu quero é um dia chegar numa Igreja e não precisar falar de RCC pra pensarem que eu sou praticante
quero dizer que sou católico, e obviamente eu tenho uma vida de oração
obviamente sou missionário
obviamente exerco carismas e dons... Deus quem me deu Eles

Felipe - "Tudo novo" diz:
irado...
Tânia diz:
obviamente sou uma jovem, mulher ou vó(vai saber quando sera) eucarística
Tânia diz:
pq isso é Igreja!!


Vamos construir este sonho?

A REVELAÇÃO

A Revelação é a manifestação de Deus e de sua vontade acerca de nossa salvação. Vem da palavra “revelar” que quer dizer “tirar o véu”.

Deus se revelou de duas maneiras:

1)A Revelação natural (mediante as coisas criadas). Diz o apóstolo Paulo: “Tudo aquilo que podemos conhecer de Deus Ele mesmo no-lo manifestou. Pois, se a Ele não podemos ver, o contemplamos, pelo menos, através de suas obras, uma vez que Ele fez o mundo e por suas obras entendemos que Ele é eterno e poderoso e que é Deus” (Rm 1,19-20).

2)A Revelação Divina (sobrenatural):
Desde o princípio Deus revelou-se através de um contato mais direto com os homens, mediante os antigos profetas e de uma maneira perfeita e definitiva na pessoa de Cristo Jesus, o Filho de Deus.”Em diversas ocasiões e sob diferentes formas, Deus falou a nossos pais, por meio dos profetas, até que, nestes dias que são os últimos, nos falou por meio de seu Filho (Hb 1,1-2)”.

Como foi transmitida a Revelação Divina?

1) Oral (Sagrada Tradição Apostólica)
2) Por escrito (Sagrada Escritura)

Para levar o Evangelho por todo o mundo, Jesus encarregou os apóstolos e seus sucessores, como pastores da Igreja que Ele fundou pessoalmente. “Vão e façam que todos os povos sejam meus discípulos. Batizem-nos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinem-nos a cumprir tudo o que eu lhes ensinei. Eu estou com vocês todos os dias até que se termine este mundo” (Mt 28, 18-20).

Aqui é onde Jesus ordenou “pregar” e “proclamar o Evangelho”. E de fato, os apóstolos “pregaram” a Boa Nova de Cristo. Somente anos depois alguns deles colocaram por escrito esta pregação. Isto é, no início a Igreja se preocupou em pregar o Evangelho. Certamente o Evangelho que Jesus entregou a seus Apóstolos não estava escrito (Mc 16, 15; Lc 10, 16).

TRADIÇÃO APOSTÓLICA

Esta mensagem ouvida da boca de Jesus, vivida, meditada e transmitida oralmente pelos apóstolos se chama “Tradição Apostólica”.

Aqui, quando falamos da “Tradição” (com maiúscula) referimo-nos sempre à “Tradição Apostólica”. Não devemos confundir a “Tradição Apostólica” com a “tradição” que em geral se refere a costumes, idéias, modos de viver de um povo e que uma geração recebe das anteriores. Uma tradição deste tipo é puramente humana e pode ser abandonada quando se considera inútil. Assim Jesus mesmo rejeitou certas tradições do povo judeu: “Vocês inclusive dispensam dos mandamentos de Deus para manter a tradição dos homens”(Mc 7, 8).

A Tradição Apostólica se refere à transmissão do Evangelho de Jesus. Jesus, além de ensinar seus apóstolos com discursos e exemplos, ensinou-lhes uma maneira de orar, de agir e de conviver. Eram estas as tradições que os apóstolos guardavam na Igreja. O apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios refere-se a esta “Tradição Apostólica”: “Eu mesmo recebi esta tradição que, por sua vez, lhes hei transmitido” (1Cor 11, 23).

A Igreja viveu muitos anos da Tradição Apostólica, sem ter os livros sagrados do Novo Testamento.

Está claro que, ao escrever o N.T., não se colocou por escrito “todo” o evangelho de Jesus. “Jesus fez muitas outras coisas. Se escrevessem uma por uma, creio que não haveria lugar no mundo para tantos livros”, nos diz o apóstolo João (Jo 21, 25).

SAGRADA ESCRITURA

Somente uma parte da Palavra de Deus proclamada oralmente, foi posta por escrito pelos próprios apóstolos e outros evangelistas de sua geração.

Estes escritos, inspirados pelo Espírito de Deus, dão origem ao Novo Testamento (N.T.), que é a parte mais importante de toda a Bíblia.

A Sagrada Escritura e, especialmente o N.T., é a Palavra de Deus, que nos manifesta o Filho em quem Deus expressou o resplendor de sua glória (Hb 1, 3). Podemos dizer que só a parte mais importante e fundamental da Tradição Apostólica foi posta por escrito. Mas nem toda a pregação de Jesus foi escrita na Bíblia. Por esta razão a Igreja sempre teve uma veneração muito especial pelas Divinas Escrituras, mas igualmente dá importância à Tradição que nos vem, inclusive, de antes que se escrevesse o Novo Testamento.

Jesus, cujo nome quer dizer: Deus salva, nos revelou Deus mediante suas palavras e obras, seus sinais e milagres: sobretudo mediante sua encarnação, vida, morte e ressurreição.

Podemos afirmar que Deus, com o intuito de salvar a humanidade, enviou seu Filho ao mundo, e, seu Filho deixou-nos a Igreja que é assistida pelo Espírito Santo. Tudo o que Jesus fez e ensinou se chama “Evangelho”, isto é, “Boa notícia da Salvação”.
OBS.: Então podemos dizer que a revelação divina chegou até nós pela Tradição Apostólica e pela Sagrada Escritura. Não como duas fontes separadas, mas como dois aspectos da Revelação de Deus. O Concílio Vaticano II descreve isto muito bem. “A Tradição Apostólica e a Sagrada Escritura emanam da mesma corrente e correm para o mesmo fim”.

“Tudo o que aprenderam, receberam e ouviram de mim, tudo o que me viram fazer, façam-no” (Fl 4, 9).

“O que aprendeste de mim, confirmado por muitos testemunhos, confia-o a homens que mereçam confiança, capazes de instruir depois os outros” (2 Tim 2, 2).

“Irmãos, mantenham-se firmes guardando fielmente as tradições que lhe ensinamos por palavra e por carta” (2 Tes 2, 15).

O MAGISTÉRIO DA IGREJA

A Revelação Divina abrange a Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura. Este depósito da fé (1 Tim 6,20; 2 Tim 1, 12-14) foi confiado pelos apóstolos ao conjunto da Igreja.

O ofício de interpretar corretamente a Palavra de deus, oral ou escrita, foi confiado somente ao Magistério vivo da Igreja. Ela o exercita em nome de Jesus Cristo, com a assistência do Espírito Santo (2 Pd 1, 20).

Segundo a tradição apostólica formam este magistério os bispos em comunhão com o sucessor de Pedro que é bispo de Roma, o Papa.

O Magistério não está acima da Revelação Divina, mas está a seu serviço, para ensinar, guardar e anunciar puramente o que foi transmitido por mandato divino.
Resumo: A Tradição, a Escritura e o Magistério da Igreja, segundo o plano de Deus, estão intimamente unidos, de modo que nenhum pode subsistir sem os outros. Os três, cada um segundo seu caráter e sob a ação do único Espírito Santo, contribuem eficazmente para salvação dos homens como pilares da Igreja. “Preparada pelo PAI, fundada por JESUS CRISTO, tendo como garantia de infalibilidade a assistência do ESPÍRITO SANTO”.

Próximo post colocarei algumas curiosidades sobre a bíblia!

Fiquem com Deus